domingo, 10 de outubro de 2010

Brasil retrata França no século XVI

Três Irmãos

Zeca Baleiro
Composição: canção medieval anônima francesa do séc. XVI/adapt. fausto nilo



As canções do século XVI de origem francesa tendem ao tipo menestrel à mistura do popular. Em "Três Irmãos" é clara a repetição de orações e rimas o que torna a harmonia simples e ao mesmo tempo penetrante.
A interpretação de Raimundo Fagner e Zeca Baleiro, tornou a poesia muito mais rica. Apesar de tal crédito ser merecido pela situação de nossa sociedade que se enquadra numa canção do século XVI.
O decorrer da história faz com que quem a escute seja capaz de vê-la, isso devido a descrição repetitiva dos fatos. Vemos isso em sua terceira estrofe, onde temos: "Não vá pra perto da cidade. Aquela voz falava assim. Não vá pra perto da cidade ser prisioneiro feito passarim (...)"
É uma ótima história onde a escrita e musicalidade favorece o seu conteúdo. Mesmo sendo uma obra de certa forma "pitoresca" em relação à sua idade ela conseguiu se tornar contemporânea . A estrutura dos arranjos e instrumentos escolhidos para a interpretação dela auxilia no ar contemporâneo sem perder sua raiz, de fato é uma brisa do campo que raramente se perde entre os muros da cidade mas tende a agradar aos amantes da crítica social. [C.G]

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Parabéns pelo Blog.
    Gostei das imagens e do título.
    Os conflitos atuais que vem assolando toda a Europa são tensões referentes a afirmação de identidade nacional ou religiosos muitas das vezes lideradas por uma minoria étnica deixando o país num estado de alerta como é o caso da França,recentemente.Observando as imagens podemos concluir que, o que é então o modo de vida contemporâneo, senão uma barbárie humana.

    ResponderExcluir
  5. http://www.youtube.com/watch?v=Q2vk8uztCa8
    fantástico
    parabéns!

    ResponderExcluir

Speak here!